Os 10 países mais seguros para viajar em 2025

Viagem
Viagem

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3/01/2025

Viajar pelo mundo é uma experiência inesquecível, mas preocupações com a segurança podem ser um fator decisivo na escolha do destino. Um levantamento conduzido pela Hathaway Travel Protection analisou as opiniões de viajantes, além de dados de fontes como o Global Peace Index, Numbeo e GeoSure Global, para elencar os países mais seguros para visitar. 

O estudo considerou uma série de indicadores, como taxas de criminalidade, medidas de proteção à saúde e às minorias, e riscos climáticos. Os resultados mostraram que a segurança vai além de baixos índices de criminalidade, mas também abrangem infraestrutura, inclusão social e estabilidade política. 

Veja os 10 destinos que foram melhores ranqueados.

10º – Dinamarca

A Dinamarca alcançou o décimo lugar no o ranking com destaque para seu modelo de igualdade social e confiança nas instituições. O conceito de “hygge” adotado pelo país, que enfatiza conforto e bem-estar, é central na cultura dinamarquesa. Além disso, a região apresenta baixos níveis de criminalidade e alta qualidade de vida. 

Entre os principais pontos turísticos estão os Jardins de Tivoli e o Castelo de Kronborg, que inspirou a obra “Hamlet” de Shakespeare.

Ainda: Confira a lista dos 5 melhores restaurantes do mundo. O Alchemist, em Copenhagen, aparece na seleção.

9º – Japão

Com uma das menores taxas de homicídios do mundo, o Japão é um exemplo de segurança em países populosos. A cultura de coletividade e respeito mútuo ajuda a manter baixos os níveis de criminalidade. Além disso, a infraestrutura bem planejada e o alto nível de educação são diferenciais. 

Quando visitar o país, não deixe de conhecer destinos tradicionais como o Monte Fuji e o Castelo de Himeji, ambos representativos da riqueza histórica e cultural japonesa e muito populares entre turistas.

Leia mais: Novidade: Saiba mais sobre a isenção de vistos entre Brasil e Japão

8º – Noruega

A Noruega, com sua pequena população e extensão rural, oferece um ambiente tranquilo e seguro. A polícia local é conhecida por não portar armas em patrulhas de rotina, o que reflete o baixo nível de criminalidade. O sistema prisional focado em reabilitação é outro aspecto positivo e que mantém a taxa de reincidência de infratores extremamente baixa. 

Entre as atrações turísticas mais buscadas, estão o Museu do Navio Viking e as paisagens árticas ideais para avistar auroras boreais.

Leia também: Visite a montanha de Hornelen, na Noruega

7º – Alemanha

A Alemanha combina infraestrutura de qualidade e respeito às leis, fatores que promovem segurança para moradores e visitantes. Com 15% de sua população composta por imigrantes, o país também é conhecido por sua inclusão social, além de se destacar no Global Peace Index como uma das nações europeias mais seguras.

Para os turistas, atrativos como o Portão de Brandemburgo, a Catedral de Colônia e o Castelo de Neuschwanstein estão entre os mais populares. 

Leia também: Alemanha financia os estudos de brasileiros em seu território 

6º – Nova Zelândia

Com pouco mais de 5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia é um exemplo de segurança e qualidade de vida. Sua força policial é orientada a seguir com respeito e valorização das tradições indígenas Māori, e além disso, o sistema jurídico do país prioriza a justiça restaurativa e a reintegração social.

A Nova Zelândia destaca-se nos índices de qualidade do ar e da água, com o Numbeo reconhecendo o país como uma referência em sustentabilidade ambiental. Com baixíssimas taxas de homicídios e um elevado índice de felicidade, o país figura entre os lugares mais desejáveis para se viver, oferecendo à sua população elevados padrões de saúde, educação e bem-estar.

Leia mais: 5 motivos para escolher a Nova Zelândia como próximo destino 

5º – Suíça

A Suíça se destaca pela organização e segurança geral em suas cidades, com exemplos como Zurique e Genebra. 

Zurique é conhecida por sua infraestrutura e baixos índices de criminalidade, enquanto Genebra combina sua relevância internacional, principalmente por organizações como a ONU e a Cruz Vermelha, com uma atmosfera tranquila e segura, especialmente em áreas próximas ao Lago de Genebra. 

Apesar de pequenas preocupações com furtos em áreas urbanas, o país apresenta baixos níveis de crimes violentos. A regulamentação rigorosa para o uso de armas também é um fator positivo. 

Leia também: Explorando o Topo da Europa: Conheça Jungfraujoch na Suíça 

4º – Irlanda

Com baixos índices de criminalidade e um grande sistema policial comunitário, a Irlanda continua sendo um dos países mais seguros do mundo. De acordo com o Global Peace Index, o país ocupa consistentemente uma posição elevada em termos de segurança, devido ao seu modelo de policiamento, o Garda Síochána, que prioriza a colaboração entre a polícia e os cidadãos. 

Para se ter uma ideia, em 2023, a taxa de homicídios na Irlanda foi de 0,65 por 100.000 habitantes, uma das mais baixas da União Europeia. Além disso, a polícia local foca em estratégias de proximidade, o que reduz significativamente os riscos de conflitos e melhora a confiança da população. 

Destinos como os Penhascos de Moher e o Castelo de Blarney são visitas obrigatórias para quem explora o país, sendo que também oferece um ambiente acolhedor e inclusivo, refletido na alta qualidade de vida.

Leia mais: Como será a autorização ETA para brasileiros que planejam visitar o Reino Unido a partir de 2025? 

3º – Canadá

O Canadá, que liderava o ranking no ano anterior, é conhecido por sua densidade populacional baixa — apenas quatro habitantes por quilômetro quadrado –, e é essa característica que contribui para uma sensação de espaço e tranquilidade, influenciando positivamente a qualidade de vida e diminuindo a pressão sobre os serviços públicos. 

Com isso, há maior facilidade de acesso a recursos como saúde e educação, bem como um ambiente propício para a preservação ambiental e a convivência harmoniosa em comunidades locais. Isso reduz significativamente os riscos de crimes violentos.

O país também é famoso por suas paisagens naturais, como as Cataratas do Niágara e os vários parques nacionais, incluindo Banff e Jasper. 

Leia mais: Morar no Canadá: Veja como é possível morar legalmente no país 

2º – Austrália

A Austrália se destaca pela segurança geral e pelo suporte às comunidades LGBTQIAP+, que se traduz em políticas públicas inclusivas, como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo desde 2017, e em iniciativas específicas, como a implementação de programas educacionais anti-bullying e centros de apoio comunitário que promovem o bem-estar dessa população. 

Entre os principais atrativos estão a Sydney Opera House e a Grande Barreira de Corais, o maior sistema de recifes de coral do mundo. De acordo com o Global Peace Index, a Austrália também tem uma das mais baixas taxas de terrorismo global.

Leia também: Visto de trabalho na Austrália: tudo o que você precisa saber 

1º – Islândia

A Islândia lidera a lista como o país mais seguro para se visitar em 2025, um título que se mantém consistentemente em rankings globais de segurança. Isso se deve a diversos fatores únicos, como sua baixa densidade populacional, que reduz oportunidades para crimes, e uma forte sensação de comunidade. 

O país também possui um sistema de bem-estar social robusto e uma força policial muito respeitada, com métodos preventivos em vez de reativos. Além disso, a Islândia tem políticas que promovem igualdade de gênero e inclusão social, contribuindo para um ambiente acolhedor e seguro para todos os visitantes. 

Com uma população pequena e uma infraestrutura bem mantida, o país é conhecido pela baixa taxa de criminalidade e por ser especialmente acolhedor para mulheres e minorias. 

A Ring Road, estrada principal que conecta todo o território, é amplamente reconhecida por sua segurança. Além disso, a Islândia é um destino turístico repleto de belezas naturais, como o Parque Nacional Vatnajökull, maior da Europa, e a Lagoa Azul, famosa por suas águas geotérmicas.

Pretende viajar para a Islândia? Não deixe de ver destinos perfeitos para assistir a Aurora Boreal.

Leia também:

Veja quais são as 5 moedas mais caras do mundo 

Conheça 107 países onde brasileiros não precisam de visto

Acompanhe os conteúdos do Grupo Travelex Confidence!

Instagram | LinkedIn | YouTube

Quer receber informações sobre cotações de moedas estrangeiras, mercado de câmbio, mercado de turismo e roteiros de viagens? Clique e cadastre-se em nossas Newsletters

Fonte: g1

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil