Conheça os passaportes mais “poderosos” do mundo

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 13/11/2024

Ter um passaporte cheio de carimbos da imigração de diferentes nações é um dos maiores desejos que um turista pode ter. Acima desse sonho, talvez, só a possibilidade de ter esse documento de identidade num formato que te dê acesso a diversos países sem a necessidade de vistos e processos burocráticos. A quantidade de carimbos ideais para os turistas é algo subjetivo, mas você sabia que existem de fato um ranqueamento dos passaportes mais “poderosos”?

Mais poder, menos burocracia 

Existem diversas maneiras de quantificar o poder de alguém ou de algo. No caso do documento oficial de identidade para viagens, o passaporte, trata-se da quantidade de “portas” que ele pode abrir mundo afora.

Isso se deve ao fato de que passaportes emitidos em determinadas nações são mais poderosos por conta da maior de aceitação do que outras, facilitando assim a vida do turista em relação a custos, tempo e processos burocráticos para a emissão de vistos, por exemplo.

Há uma relação de grandeza proporcional entre os documentos mais cobiçados e os mais difíceis de se conseguir — seja por descendência ou imigração. Três dos passaportes mais “poderosos” estão também entre os mais cobiçados, de acordo com o ranking anual Henley Passport Index, que mostra quais são os protagonistas no ano de 2024.

Ranking Henley Passport Index

A Henley & Partners é amplamente reconhecida como a principal referência global em residência e cidadania por meio de investimento. A empresa é responsável pelo ranking, que avalia 199 passaportes diferentes e 227 destinos possíveis ao redor do mundo. O índice é feito de acordo com a quantidade de países que um documento de determinada nação pode visitar sem a necessidade de visto.

O ranqueamento é feito de acordo com informações da International Air Transport Association, que é o maior e mais preciso banco de dados de viagens. Para validar o ranking são utilizados alguns critérios específicos. Veja quais são abaixo:

  • O titular do passaporte precisa ser um cidadão adulto do país emissor, viajando sozinho e não em grupo de turista;
  • Se o titular do passaporte atende a todos os requisitos básicos para entrada;
  • A estadia precisa ser de curta duração e não estar de passagem pelo país;
  • Se duração da estadia curta é entre três dias e vários meses;
  • Validade do passaporte;
  • Se ele é ‘normal’ e não diplomático, emergencial ou temporário;
  • Se a entrada no país de destino é para fins turísticos ou comerciais;
  • Se o titular do passaporte recebeu todas as vacinas necessárias;
  • A saída e entrada no país precisa ser no mesmo aeroporto.

O Afeganistão é considerado o passaporte mais fraco do mundo, seguido por Síria, Iraque, Iêmen e Paquistão. O país com a pior classificação no ranking pode acessar apenas 26 países sem a necessidade de ter visto.

Para se ter uma noção do abismo entre o pior e o melhor colocado, a pessoa que tiver um passaporte regularizado de Singapura pode entrar, sem a necessidade de visto, em 195 países. Confira abaixo os mais bem classificados:

  • 1º: Singapura – acesso a 195 países sem visto
  • 2º: Alemanha, França, Itália, Japão, Espanha – 192 países
  • 3º: Finlândia, Suécia, Luxemburgo, Países Baixos, Coreia do Sul, Áustria, Irlanda – 191 países
  • 4º: Reino Unido, Dinamarca, Bélgica, Noruega, Nova Zelândia, Suíça – 190 países
  • 5º: Portugal, Austrália – 189 países

Na América do Sul, o Brasil está atrás da Argentina que ocupa o 18º e do Chile que ocupa a 17º, o Brasil então se posiciona na 19º posição junto com San Marino. Comparado com o ano passado o Brasil subiu uma posição e agora o passaporte brasileiro é aceito, sem necessidade de visto, em 173 destinos. 

O quão difícil é conseguir os passaportes mais poderosos e cobiçados?

De acordo com o Global Immigration Services, o Japão, a Áustria e a Finlândia são os países mais difíceis de se conseguir o passaporte, e também de obter a cidadania.

Pessoas que queiram tirar o passaporte japonês devem morar cinco anos no país antes de se tornarem elegíveis para obter o documento. Além disso, será necessário passar em um teste de língua japonesa, provar que são capazes de se sustentar enquanto estiverem no país e são obrigados a renunciar a qualquer cidadania anterior.

Já na Áustria, a pessoa deve morar por uma década no país ou estar casado com um austríaco ou austríaca durante cinco anos, realizar um um teste de idioma e renunciar à cidadania anterior antes que a naturalização seja considerada. 

O processo da Finlândia não é muito distinto da Áustria e do Japão. Para conseguir um passaporte finlandês, a pessoa pode ter de esperar até cinco anos, além de também realizar um teste de proficiência na língua do país (em finlandês ou sueco), ter ao menos cinco anos consecutivos de residência, um histórico limpo de pagamento de impostos e prova de estabilidade financeira. Com tudo isso, é possível tirar a cidadania e, posteriormente, o passaporte.

Acompanhe os conteúdos do Grupo Travelex Confidence!

Instagram | LinkedIn | YouTube

Quer receber informações sobre cotações de moedas estrangeiras, mercado de câmbio, mercado de turismo e roteiros de viagens? Clique e cadastre-se em nossas Newsletters

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil