Qual é a moeda da China? Conheça tudo sobre o yuan

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/11/2024

A China é a segunda maior economia do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Além disso, o país ocupa o posto de maior parceiro comercial do Brasil e, enquanto a segunda maior potência mundial e com uma economia forte, também possui uma moeda poderosa no mercado global. 

Se você planeja conhecer a China, é muito provável que você precise adquirir yuans, dinheiro oficial do país e disponível aqui, na Travelex Confidence, junto a mais de 20 tipos de moedas estrangeiras. Representada por símbolos ¥ e 元, sua variação no mercado possui muitas peculiaridades.

Conhecer a moeda do país de destino é um importante passo para uma viagem financeiramente segura, além de ser um bom ponto de partida para entender mais sobre a cultura local. Confira informações sobre a divisa chinesa.

História

Desde 210 a.C., quando o escambo era comum, a China já empregava moedas de metal como meio de troca, introduzindo o conceito de um valor padronizado para facilitar o comércio, muito semelhante ao modelo monetário atual. No século IX, o surgimento do papel-moeda revolucionou as trocas comerciais, passando a ser comercializado junto com moedas de cobre, prata e ouro.

Foi na dinastia Yuan, em 1271, que o sistema monetário chinês foi formalmente organizado, estabelecendo uma moeda oficial regulada. Esse marco foi importante para a economia chinesa, pois promoveu uma maior confiança e uniformidade nas transações. 

Em 1947, com a introdução do Renminbi pelo Banco do Povo da China, a China estabeleceu a moeda oficial moderna, que passou a representar a economia nacional.

Moeda e unidade de medida

Uma curiosidade importante para entender a movimentação da moeda: renminbi é o nome oficial da moeda chinesa e quer dizer “moeda do povo”, e yuan significa “circular”, que é a unidade de conta – medida usada para expressar e comparar o valor dos bens e serviços. 

Fora esses dois nomes, você também pode escutar pessoas naturais da China que chamam a moeda de “kuai” ou ainda “jiao” e “mao”, que são expressões informais para se referir à divisa.

No Brasil, a diferença está no fato de que o real representa tanto a moeda quanto a unidade de medida. A única variação ocorre quando nos referimos a frações dessa unidade monetária, como os centavos.

O renminbi pode ser dividido em várias partes, ou seja, diversas unidades de conta. A principal delas, o yuan, equivale a um renminbi. Quando estamos falando de trocas comerciais ou de uma quantia de dinheiro, é correto falar yuan. Mas quando queremos abordar o sistema monetário como um todo, ‘renminbi’ ou ‘RMB’ pode ser mais apropriado. 

Na China, a desvalorização faz parte da política cambial 

Ao contrário de outras potências, a moeda da China é desvalorizada propositalmente, como uma estratégia do governo chinês para impulsionar as exportações, tornando seus produtos mais competitivos globalmente e especialmente em relação ao dólar, para estimular o crescimento econômico e manter o domínio na exportação em massa do país.

A desvalorização controlada da moeda permite que empresas locais produzam em yuan, enquanto vendem em moedas mais valorizadas, como o dólar, obtendo maiores receitas em comparação aos custos de produção.

Além disso, uma valorização excessiva da moeda chinesa poderia elevar os custos das indústrias nacionais, especialmente com a folha de pagamento dos trabalhadores locais, que são remunerados a valores abaixo da média global. 

Essa política cambial, no entanto, não afeta o consumo interno, uma vez que a China possui um mercado interno robusto com quase 1,5 bilhão de habitantes. Isso dificulta a circulação de outras moedas estrangeiras no país, já que o yuan é suficiente para atender à demanda doméstica, consolidando sua relevância na economia local.

Moeda digital

A moeda chinesa eletrônica já começou a ser circulada nas grandes cidades do país, como Xangai, Pequim, Shenzhen e Suzhou e promete ser uma rápida revolução na maneira como os chineses lidam com o dinheiro, criando mais acessibilidade e segurança. 

Trata-se de uma moeda virtual que substitui a versão em papel do dinheiro que já circula na China. Ao contrário das outras criptomoedas, ela não é descentralizada: o controle de emissão é feito inteiramente pelo Banco do Povo da China.

As vantagens de produzir a moeda digital vão desde evitar falsificações e dar mais agilidade na aplicação de políticas monetárias, até permitir uma visão mais aprofundada dos dados de circulação financeira no país. Esse modelo também facilita o rastreio de operações ilegais, já que tudo fica registrado online.

Leia mais:

Durante o feriado da “Semana Dourada”, China atinge receita de turismo de US$ 99,83 bilhões 

Veja as dicas e aprenda a planejar o seu mochilão pela China 

7 maravilhas do mundo: veja como conhecê-las 

Acompanhe os conteúdos do Grupo Travelex Confidence!

Instagram | LinkedIn | YouTube

Quer receber informações sobre cotações de moedas estrangeiras, mercado de câmbio, mercado de turismo e roteiros de viagens? Clique e cadastre-se em nossas Newsletters

Fontes: CNN e Tudo sobre Pequim

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil